A trajetória do Fribev começa com a paixão do pernambucano Luiz Arsênio Caldas Tavares da Silva pela criação de gado. Apesar de filho do industrial e engenheiro, João Carvalho Tavares da Silva, Luiz Arsênio desenvolveu o gosto pela pecuária ainda nos anos 60, ao lado de seu amigo João Teobaldo de Azevedo, de quem adquiriu suas primeiras fêmeas da raça Gir, na Fazenda Campo Grande, município de Limoeiro-PE.
Na década seguinte, por indicação do saudoso João Teobaldo, fundou a Fazenda Bela Vista, comprando os primeiros exemplares da raça Nelore da criação do baiano Miguel Vita, recém importados da Índia, em 1962. Vieram os reprodutores Pajo (Akazamu), Rolando (Padhu) e 20 matrizes, entre elas: Rina (Kavardi) e Noélia (Akazamu). O touro Pajo veio a ser Reservado Grande Campeão na Exposição Nordestina de Animais no ano de 1975.
Estava dado o início, em Pernambuco, ao plantel com a marca LA da raça Nelore, um gado com linhagem Akazamu, Padhu e Kavardi, baluartes da raça Nelore.
Com os anos se passando, veio o aumento da produção de bezerros e a necessidade de expansão de terras para dar suporte ao rebanho. Vieram as outras fazendas, sempre em Pernambuco. Não só o medo de avião, mas principalmente o amor pelas tradições e raízes de seu estado, o fizeram sempre aqui investir. A Fazenda Caieiras, Fazenda Japaranduba, Fazenda Rancharia, Fazenda Lagoa dos Patos, Fazenda Salobro, Fazenda Riachão, Fazenda Esperança e Fazenda Machado nos municípios de Riacho das Almas, Barra de Guabiraba, Sairé, Sertânia, Custódia, Ibimirim e Lagoa do Carro, respectivamente, foram implantadas para criação do gado LA da raça Nelore.
Com o crescimento da criação e a expansão para outras fazendas, Luiz Arsênio passou a contar com o engajamento de seus três filhos no negócio. Um deles, Luís Arsênio Filho, vendo a dificuldade na comercialização do boi terminado em suas fazendas, decidiu criar uma pequena distribuição de carne bovina na área metropolitana do Recife, enorme consumidora. Criou então a marca Frigorífico Bela Vista (Fribev), em homenagem à primeira fazenda do pai.
Os abates, que até hoje continuam, são feitos no Abatedouro Estadual, no Município de Escada-PE. Já as carnes e miúdos são beneficiados no entreposto, no Município do Cabo de Santo Agostinho-PE, e distribuídos para todo o estado. Para tanto, contamos com os bois da criação Bela Vista e, também, com a parceira de amigos pecuaristas.
Pouco tempo depois do início da distribuidora, Luís Arsênio Neto se juntou ao seu pai para seguir os passos iniciados pelo avô na década de 60.
Com a vinda de Luís Arsênio Neto para a operação FRIBEV, demos um passo além do que imaginávamos. Em abril de 2019, começamos também a operar em Xinguara, cidade no Sul do Pará, conhecida como a “capital do boi gordo”, uma planta com capacidade para abate de 850 cabeças /dia, com habilitações de exportação para vários países, além de atendermos o mercado interno em todos os estados da Federação. Essa expansão gerou mais de 600 empregos diretos e 2.500 indiretos.
Hoje, continuamos a trabalhar duro pelo avanço do agronegócio no Brasil, em especial a nossa Pecuária. Um sonho que se torna realidade a cada dia de trabalho.
Acreditamos que podemos avançar muito mais se agirmos como donos, com responsabilidade, integridade, humildade e acima de tudo, respeito, cumprindo sempre o que foi prometido ao consumidor.
Temos o espírito de servir bem, com responsabilidade e otimização de recursos. Valorizamos as competências presentes nas pessoas que integram a nossa empresa por meio de uma liderança efetiva, bem estruturada e acessível.
Incentivamos a inovação por meio da capacitação e do desenvolvimento dos nossos colaboradores e clientes. E para contribuir com a comunidade, promovemos ações solidárias de assistência à sociedade e ao meio ambiente.
Possuímos certificação HACCP System, fornecido pela certificadora WQSA.
Saiba mais